• conecte-se:

Parnaíba-PI

24º 35º

Nublado

Atualizado dia 15/12/2017. Fonte: INPE

Notícias

Dólar: R$

última atualização: 01/01/1970

Boa tarde! Hoje é Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Barra Grande

Conheça um dos dez destinos mais desejados do planeta

Foto: Foto:

Publicado Quinta-feira, 20 de Agosto de 2015

O paraíso tranquilo de Barra Grande, que mantém cara de aldeia de pescador com as delícias dos novos tempos. Por isso mesmo, Barra Grande foi relacionada pelo jornal O Estado de S. Paulo como um dos 10 destinos do planeta que dão o tom neste 2014 para os que desejam desfrutar o que há de melhor no mundo. Da lista, além da praia piauiense, só há um outro destino brasileiro, a Chapada dos Veadeiros. Barra Grande aparece na terceira posição, em uma lista que inclui ainda Berlim (Alemanha), Mendonza (Argentina), a república báltica da Letônia, Uruguai, Marrocos, Orlando, Inhotim e Califórnia. Tanto destaque se justifica pela infraestrurutra que surge em torno da praia, pelos novos empreendimentos – pousadas, restaurantes – e por fatores únicos, como a beleza, a tranquilidade e condições especiais para esportes como o kite surf. Sem dúvida, é uma delícia viver Piauí.

No turismo, a praia de Barra vai se tornando uma referência para o Piauí. Dois complexos imobiliários estão em discussão, incluindo área residencial, hotéis e restaurantes, bem como espaços de vivência, com quadras de esportes e shopping. Nos últimos dois anos, foram mais de 50 empresas criadas, o que está associada à descoberta dos encantos da praia piauiense. O diferencial de Barra Grande é simples de explicar: o moderno está ali, com bons restaurantes e pousadas, mas sem o burburinho inquietante dos grandes centros ou das praias superlotadas. Encontra-se a conciliação da beleza com a tranquilidade. Não é à toa que a mídia nacional coloca esse pedaço do litoral piauiense como um destino a ser desfrutados pelos viajantes.

O litoral do Piauí como destino turístico ganha novo impulso neste início de ano, quando começam os voos regulares da Azul para Parnaíba. A companhia aérea fará a ligação da nossa cidade litorânea com Teresina e Fortaleza, criando uma nova dinâmica turística. As condições são as melhores possíveis: o aeroporto de Parnaíba está prontinho para receber os visitantes, com uma capacidade para até 200 mil passageiros por ano. Além disso, Parnaíba, Luís Correia e Barra Grande ganharam novos hotéis, ampliando o número de leitos e diversificando o perfil de atendimento, incluindo empreendimentos cada vez mais sofisticados.

 

Destino de jovens empreendedores

O empreendedorismo tem sido cada vez mais a aposta de quem está trocando sua carreira e investindo em negócios próprios. No Piauí, a Praia de Barra Grande, localizada em Cajueiro da Praia, cidade com pouco mais de 7 mil habitantes, tem sido o alvo de jovens empreendedores, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos últimos dois anos, o número de bares, restaurantes e pousadas cresceu e pelo menos 54 novos negócios foram instalados na cidade. Os dados são da Junta Comercial do Piauí (Jucepi) que afirma que boa parte dos empreendimentos está concentrada em Barra Grande.

Por lá, a atividade turística gira em torno de três eixos: passeio da trilha do cavalo-marinho; lazer de sol e praia e a prática esportiva de kite surf. O mar de azul indescritível, aliado ainda à tranquilidade e vento forte, conquistou jovens vindos de outras regiões e que viram em Barra Grande um grande potencial de desenvolvimento. Os empreendimentos inaugurados contemplaram principalmente os setores do comércio e serviços.

De acordo com o presidente da Jucepi, José Eduardo Pereira, o número de negócios abertos em Cajueiro da Praia se revelou extremamente positivo para a economia do estado e principalmente para o turismo. Em todo o Piauí, a Junta Comercial registrou a abertura de 15.174 novas empresas.  “O número geral é bastante positivo e apesar da maior parte das empresas ainda estar concentrada em Teresina, está havendo uma ramificação para o interior do estado e as cidades como Cajueiro da Praia estão ganhando corpo com empresas fortes. O turismo, por exemplo, se fortalece em temporadas como essa em Barra Grande”, disse o presidente.

 

O paraíso dos ventos para a prática do kitesurf

Ventos fortes sopram no litoral piauiense, que é apontado por publicações e especialistas no assunto como um dos melhores pontos do mundo para velejar, o que acaba atraindo praticantes de kitesurf e windsurfe de várias regiões. Este ano, a praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, a 299 quilômetros da capital Teresina, receberá a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, durante o Arena Kite Brasil. As disputas fazem parte da programação do Festival das Emoções, que acontece entre os dias 18 a 20 de outubro, reunindo um grande salão de turismo, ecoturismo, negócios e esportes de aventura.

Além das correntes de ar, que sopram o ano inteiro, as águas de Barra Grande são quentes e convidativas, o que certamente atrairá atletas do país inteiro para o Arena Kite Brasil. 

Leia também

Comentários

Publicidade

Últimas do Litoral

Facebook

Publicidade