• conecte-se:

Luís Correia-PI

24º 35º

Nublado

Atualizado dia 15/12/2017. Fonte: INPE

Notícias

Dólar: R$ 3.3183

última atualização: 15/12/2017

Boa tarde! Hoje é Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Biodiversidade

Casamento do Peixe Boi com Cavalo Marinho estimula biodiversidade local

Foto: Foto:

Publicado Quinta-feira, 20 de Agosto de 2015

Peixe Boi

O casamento do Peixe Boi com o Cavalo Marinho, considerados os maiores símbolos da fauna do município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, já virou tradição e, muito mais que isso, se tornou um ritual do processo de preservação da biodiversidade local. O projeto, da professora Maria Helena Cortez, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de Parnaíba, foi abraçado pela Prefeitura da cidade e pelo Governo do Estado.

Uma das finalidades do evento é a busca pela identidade cultural territorial, sentimento de pertencimento e espírito cívico de cidadania e serão  trabalhados com dança e símbolos próprios fortalecendo o roteiro turístico da Rota das Emoções. Além disso, o evento trabalha metodologias  que difundam o combate a desigualdade de gênero, respeito à diversidade e sustentabilidade ambiental de maneira transversal e lúdica.

Vale ressaltar que Cajueiro da Praia é reconhecido como o primeiro município brasileiro a receber o título de Patrimônio Natural do Peixe Boi Marinho.

Projeto Biomade

O Instituto Tartarugas do Delta (ITD) está executando na região o projeto Biodiversidade Marinha do Delta (Biomade), patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, com o intuito de realizar o levantamento da biodiversidade marinha encontrada na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba.

O Biomade abrange as comunidades inseridas dentro da APA Delta do Parnaíba. Como ferramenta de sensibilização são realizadas campanhas de educação ambiental repassando informações sobre a região, biodiversidade e impactos negativos causados pela geração de resíduos sólidos à vida marinha, consequentemente às comunidades que habitam o entorno, com o público escolar e não escolar.

Atividades de envolvimento comunitário são desenvolvidas com associações de artesãos e condutores de turistas visando repassar mensagens de conservação através de artefatos produzidos na palha da carnaúba e renda de bilro além, de trilhas ecológicas estimulando o turismo pedagógico.

Leia também

Comentários

Publicidade

Últimas do Litoral

Facebook

Publicidade